segunda-feira, 11 de abril de 2011

O sabor do saber

                  
            O saber e o sabor estão presentes em nosso cotidiano, inseridos em lugares que jamais imaginaríamos estar, como nas salas de aula. A etimologia da palavra saber é possuir conhecimento de; estar habilitado para; o que é uma coisa necessária. Já o sabor significa ao sabor de; ao bel prazer; ao gosto de. O saber e o sabor relacionam-se como elementos que se mesclam no fazer da educação. Não basta apenas o aluno ouvir, tem que estar envolvido.
            A figura do professor lembra um sujeito meio antipopular, que não interage com os alunos de forma que os chame para o saber, o que torna a aproximação do aluno-professor uma barreira para ambas as partes. O toque do professor e a importância de se aproximar do aluno são ferramentas fundamentais para que haja um interesse e colaboração durante as aulas. Daí vem a importância do ensino integrado. Se o professor se empenha, ele pode influenciar significativamente a vida profissional do aluno.
            Há uma discrepância em ensinar as respostas e ensinar a pensar. O que se vê atualmente é uma educação “robótica”, onde não há uma coerência e coesão. Assim, as aulas não se tornam dinâmicas e flexíveis, pelo contrario, tornam-se aulas cansativas e sem atrativos. É fundamental o professor estar envolvido com a educação em conjunto com o aluno. Ser curioso, planejar, observar, pesquisar, enfim, se encontrar com o jovem e poder haver uma troca de experiências. Não basta apenas ouvir, tem que estar envolvido e que não fique preso apenas a sua matéria, mas que dinamize as aulas. 
            Educar é extrair de dentro pra fora, com a interação constante do aluno e professor, colocando as matérias como um aperitivo de degustação para os alunos, com intuito de levá-los a novas descobertas. O professor tem que saber instigar esses sentidos no aluno.


6 comentários:

  1. Concordo plenamente o vídeo "O sabor do saber" fala como deve ser um professor em sala de aula. Não importa as dificuldades que ele tem, mais sim a vontade de ensinar o aluno, e aprender com ele também isso tudo é interagirmos que enriquece a escola.

    By: Tiago Cardoso

    ResponderExcluir
  2. Assim como no texto e no video, podemos perceber que a educação não pode ser feita apenas da forma tradicional padrão. Os estudos tem que ser estimulados através de aulas dinâmicas, procurando ser entendido e envolvendo professores e alunos para o sabor do saber.

    By: Jade ;*

    ResponderExcluir
  3. O vídeo "O sabor e o saber" mostra como deve ser uma prática pedagógica dentro de uma sala de aula. Todos os professores que participaram do vídeo são professores com uma grande experiência de prática docente que conhecem como exercer um papel de mediador aos seus alunos. Eles mostra a realidade que se deve trabalhar em uma sala de aula sem levar em considerações as dificuldades que um professor pode encontrar nesse caminho ardúo da educação..

    ResponderExcluir
  4. O vídeo nos faz analisar como o educadore é importante na vida dos alunos, na sua maneira de educar e ensinar.Esses educadores colocam a educação como uma ferramenta de degustação para os alunos com intuito de levá-los as novas descobertas e uma troca de conhecimentos

    ResponderExcluir
  5. Bem interessante os comentários de todos. Uma frase que me chamou a atenção foi: Educar não é ensinar respostas, Educar é ensinar a pensar. (Rubem Alves).
    Um grande abraços a todos,
    Djane Queiroz

    ResponderExcluir
  6. Achei este texto interressante e gostaria de compartilhar com vocês.

    http://escoladevidro.blogspot.com/

    ResponderExcluir