segunda-feira, 9 de maio de 2011

Plano de aula

Alunos: Laio Vinicius Santana Guimarães, Tiago Lúcio Mendes Cardoso, Jade Lemos e Rosangela Silva
Curso: Licenciatura em Informática
Professores Tutores: Cristina Rocha e Djane Queiroz
Disciplina: Didática e Metodologia de Ensino
Turma: 3
·         Tema: Bullying
·         Disciplinas Contempladas: Língua Portuguesa (Produção de Texto, Leitura de reportagem e notícias do cotidiano, Roda de conversa sobre respeito, amor e aceitação além das diferenças).  Matemática (Gráficos de porcentagem sobre o índice de crescimento da prática do Bullying nas escolas públicas e privadas, dentro da família e no ambiente de trabalho).
·         Série: 5º ano do Ensino Fundamental
·         Duração da Aula: 1 aulas e 5 horas de Língua Portuguesa e 1 aulas e 5 horas de Matemática.

Ø  OBJETIVOS GERAIS:
Adotar atitudes de respeito com o próximo. Perceber a importância de ter um bom convívio social, de conhecer valores e regras. A aula pretende esclarecer: O que significa bullying. De que maneiras o bullying pode acontecer na escola. Quais são as conseqüências de quem pratica e de quem sofre bullying na escola. Como colaborar com a escola para que este problema seja superado.

Ø  RECURSOS
·         Lousa
·         TV/DVD/SOM/Projetor
·         Livros e Revistas para recortes
·         LIE (Laboratório de Informática Educacional)
·         Jornais


Ø  HABILIDADES
·         Trabalhar a escrita
·         Leitura
·         Coordenação Motora (Teatro)
·         Desenvolver a coesão


Ø  METODOLOGIA: Língua Portuguesa

1º:: Conceituar a palavra bullying: Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, "tiranete" ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz (es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de assédio escolar pela turma.
Logo apos a leitura do conceito de forma oral levantar os seguintes questionamentos com os alunos:
  • Essas atitudes são comuns em nossa escola?
  • Alguém já presenciou alguma cena como essa, seja em sala de aula, no pátio, ou no recreio?
  • Como isso aconteceu?
  • Alguém já foi vítima de ações como está em nossa escola?
2º: Pequeno texto sobre os tipos de bullying.
Verbal: chamar nomes, ser sarcástico, lançar calúnias ou gozar com alguma característica particular do outro (“gordo”, “caixa de óculos”,…)
Físico: puxar, pontapear, bater, beliscar ou outro tipo de violência física
Emocional: excluir, atormentar, ameaçar, manipular, amedrontar, chantagear, ridicularizar, ignorar
Racista: toda a ofensa que resulte da cor da pele, de diferenças culturais, étnicas ou religiosas
Cyberbullying: utilizar tecnologias de informação e comunicação (internet ou telemóvel) para hostilizar, deliberada e repetidamente, uma pessoa, com o intuito de magoá-la

Atividade

1º Escreva para cada um dos tipos de bullying citado no texto, alguma situação que você presenciou ou que ficou sabendo:


3º: Observar as imagens abaixo e fazer uma produção de texto.



4º: Assistir um vídeo sobre o bullying retirado do youtube. Nome do Vídeo: BULLYNG – Professor Vinicius Oliveira.
Logo após o filme confeccionar juntamente com os alunos cartazes contra a prática do bullying. Levar alguns modelos de cartazes para a sala para que os alunos possa ver como exemplo.





5º: Peça teatral. Depois de trabalhar os conteúdos anteriores, os alunos juntamente com o professor vão criar uma peça de teatro para apresentar para a escola mostrando uma cena no qual o bullying acontece. Logo após um aluno vai compartilhar uma palavra para os outros sobre a importância de combater o bullying em qualquer lugar.
Ø  METODOLOGIA: Matemática

1º: Mostra alguns gráficos no projetor com dados sobre o bullying.



Durante a apresentação fazer comentários sobre os dados de forma coletiva com todos os alunos.

2º: Pesquisa de Campo. Os alunos terão que fazer uma pesquisa no seu bairro e logo após de terem feito a pesquisa, formar grupos de 4 alunos e cada grupo vai construir um gráfico para a apresentação no pátio da escola. Marcar o dia da culminância para que todos os alunos da escola vejam os trabalhos.

3º: Comparação de dados. O professor vai estudar todos os gráficos trabalhado durante o planejamento e em cima dos resultados o mesmo vai criar situações problemas envolvendo duas operações (adição e subtração), de forma contextualizada.

Ø  AVALIAÇÃO.

Os alunos serão avaliados de modo continuo observando-se  interesse e a participação e compromisso e também através de atividades individuais e coletivas realizadas em classe e extra classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário